sábado, 4 de outubro de 2008

APARELHO CARDIOCONECTOR

O aparelho Cardionector é responsável pela transmissão dos estímulos eléctricos a todo o coração e por isso responsável pelo automatismo cardíaco sendo formado por um conjunto de estruturas de nódulos , feixes e formações disseminadas sob o endocárdio.
O impulso eléctrico tem origem no Nódulo Sinusal também designado de Sino-Auricular ou de Keith-Flack (1). Situa-se na parede superior da aurícula direita, perto do ponto de entrada da veia cava superior.
Segue-se o Nódulo Auriculo-Ventricular ou de Aschoff-Tawara (2), que se situa no septo interauricular na sua porção íntero-inferior, já perto do septo interventricular.
O Feixe de His (3) é um conjunto de fibras nervosas com origem no nódulo Auriculo-Ventricular e que se prolonga em direcção aos ventrículos, terminando aí após uma divisão em dois ramos, direito e esquerdo, um para cada ventrículo, numa rede de finíssimas fibras nervosas a que se dá o nome de Rede de Purkinge.
A comunicação entre as aurículas faz-se através de uma faixa de células miocárdicas, electricamente mais instáveis, que constituem a Fita de Bachmanns.

* O ECG regista Variações eléctricas , não a contracção mecânica
* Num coração saudável a onda de despolarização ventricular desloca-se da direita para a esquerda e da cabeça para os pés
* Uma derivação consiste em três eléctrodos, positivo, negativo e neutroBasicamente a letra Q e usada para descrever a deflexão negativa inicial, a letra R aplica-se a qualquer deflexão positiva ( a segunda chama-se R’ ), a letra S refere-se a qualquer deflexão negativa subsequente a R

Sem comentários: